A História Da Imagem De Lichen Começa No Longínquo Ano De 1813. Napoleão E Seus Soldados Levaram A Revolução A Toda A Europa, E Naquela Época Começava Uma Séria Reação Contra Ele. Nesse Ano Trava-se A Batalha De Leipzig, Também Chamada “batalha Das Nações”, Na Qual Morreram Ou Ficaram Feridos Perto De 80.000 Soldados. Entre Eles Estava Tomasz Klossowski, Que Pediu Fervorosamente A Nossa Senhora Para Não Morrer Longe De Seu País. O Pedido Não Era Insignificante, Seja Pela Gravidade Das Feridas, Seja Porque, Nas Primitivas Condições Sanitárias Da Época, Ser Ferido Gravemente Era Quase Uma Condenação À Morte.
mas Nossa Senhora Apareceu A Tomasz, Portando Um Manto De Ouro E Uma Águia Branca Na Mão. Avisou Que Ele Voltaria À Sua Região, Onde Deveria Procurar Uma Imagem Que Fosse Parecida Com Ela, E Cuja Devoção Deveria Promover.
![]() |
Click Na Imagem Para Acessar a Loja |
Tomasz De Fato Se Recuperou Dos Ferimentos E Voltou À Sua Região. Mas A Busca Da Imagem Parecia Não Levar A Nada. Ano Após Ano Ele Percorria A Região, E Nada Encontrava. Em 1836, Após 23 Longos Anos, Ele Conseguiu Uma Imagem Adequada. No Início Colocou-a Em Sua Casa, Mas Depois Levou-a Para Uma Pequena Capela Na Floresta Vizinha. Este É Um Costume Ainda Popular No País, Onde Pelos Caminhos E Encruzilhadas É Freqüente Encontrar Cruzes E Imagens De Nossa Senhora.
mas A Devoção Não Se Difundiu, E A Imagem Ficou Sozinha Na Floresta. Até O Ano De 1850, Quando O Pastor De Ovelhas Mikolaj Sikatka Passou Diante Da Imagem E Teve Uma Visão De Nossa Senhora. A Virgem Se Queixou Amargamente Dos Numerosos Pecados Que Eram Cometidos Na Região, E Pediu Para As Pessoas Rezarem O Rosário. Igualmente Solicitou Que Os Sacerdotes Celebrassem A Missa Com A Devida Reverência. Ela Desejava Que A Imagem Fosse Colocada Num Local Mais Adequado, Para Tornar Fácil Às Pessoas Rezar Diante Dela, E Assim Escapar Da Epidemia Que Ia Ser Enviada Por Castigo Dos Pecados. Finalmente Profetizou Que Iam Ser Construídos Um Mosteiro E Um Santuário A Ela Dedicados Em Lichen, Onde Faria Conhecer Suas Glórias.
O Pastor Começou A Difundir A Mensagem, Mas As Pessoas Não Acreditavam Nele. Além Disso, Foi Feito Prisioneiro Pelos Russos Que Invadiram O País. Em 1852, Quando Estourou Uma Epidemia De Cólera Que Dizimou Os Habitantes Da Região, Afinal Estes Se Lembraram Do Que Tinha Predito O Pastor. Imediatamente As Pessoas Foram Rezar Diante Da Imagem, E Uma Comissão Episcopal Foi Formada Para Verificar A Veracidade Da Aparição. Essa Comissão De Fato Recomendou Remover A Imagem Para A Igreja Paroquial De Lichen, O Que Foi Feito Algum Tempo Depois. Ali Ela Ficou 149 Anos, Até Ser Levada Para O Enorme E Suntuoso Santuário Que É A Glória Da Região. De Fato, É A Sétima Igreja Maior Da Europa.
a Imagem Foi Coroada Canonicamente No Dia 15 De Agosto De 1967, Apesar Dos Obstáculos Opostos Pelas Autoridades Comunistas.
e Foi Assim, No Meio De Idas E Vindas, Que Se Firmou A Devoção A Nossa Senhora De Lichen. Hoje O Santuário, Dedicado Especialmente Ao Sacramento Da Confissão, É Visitado Por Um Milhão De Peregrinos Anualmente.
A Mensagem De Nossa Senhora Em Lichen
Passo Agora A Transcrever As Partes Essenciais Da Mensagem De Nossa Senhora Ao Pastor Mikolaj No Dia 15 De Agosto De 1850.
“as Pessoas Pecam Continuamente, Não Pensam Em Fazer Penitência E Mudar De Vida. Não Passará Muito Tempo, E Serão Por Isso Severamente Castigadas Por Deus. Cairão Mortas De Repente E Não Haverá Quem As Enterre. Morrerão Velhos, Morrerão Crianças No Ato De Serem Alimentadas Por Suas Mães. Rapazes E Moças Serão Castigados, Pequenos Órfãos Chorarão Seus Pais.(1) Depois Virá Uma Longa E Terrível Guerra.(2)
“a Misericórdia Do Pai Celestial É Inesgotável, E Tudo Pode Ser Ainda Mudado. Quando Houver Santos No País, Este Poderá Ser Salvo. O País Precisa De Santas Mães. Eu Amo Vossas Boas Mães, Sempre As Ajudarei Em Cada Necessidade. Eu As Entendo: Fui Mãe, Com Muitas Dores.
“as Mais Pérfidas Intenções Dos Opressores, Vossas Mães As Quebram. Elas Dão Ao País Numerosos E Heróicos Filhos. No Período De Um Incêndio Universal, Esses Filhos Arrebatarão A Pátria Livre.(3)
“satanás Semeará A Discórdia Entre Os Irmãos. Não Estarão Ainda Cicatrizadas Todas As Feridas, E Não Crescerá Uma Geração Até Que A Terra, O Ar E Os Mares Se Tinjam De Tanto Sangue Como Até Hoje Não Se Viu.(4) Esta Terra Será Impregnada De Lágrimas, Cinza E Sangue De Mártires Da Santa Causa. No Coração Do País A Juventude Perecerá Na Fogueira Do Sacrifício. Crianças Inocentes Morrerão Pela Espada. Esses Novos E Incontáveis Mártires Suplicarão Diante Do Trono Da Justiça De Deus Por Vós, Quando Se Realizar A Batalha Final Pela Alma Da Nação, Quando Sereis Julgados. No Fogo De Longas Provações A Fé Será Purificada, A Esperança Não Desaparecerá, O Amor Não Cessará. Andarei Entre Vós, Vos Defenderei, Vos Ajudarei, Por Vosso Intermédio Ajudarei O Mundo.
“para Surpresa De Todas As Nações, Da Polônia Surgirá A Esperança Para A Humanidade Atormentada. Então Todos Os Corações Se Moverão De Alegria, Como Há Mil Anos Não Houve. Este Será O Maior Sinal Dado À Nação, Para Que Caia Em Si E Para Que Se Reconforte. Ela Vos Unirá. Então, Nesse País Atormentado E Humilhado Descerão Graças Excepcionais Como Não Houve Há Mil Anos. Os Corações Jovens Se Moverão. Os Seminários E Conventos Estarão Cheios. Os Corações Poloneses Expandirão A Fé No Oriente E No Ocidente, No Norte E No Sul. A Paz De Deus Se Estabelecera”.